Alguns poucos problemas de ordem elétrica não
podem ser evitados, mas a grande maioria das panes não aconteceria se os
motoristas fizessem as manutenções preventivas ou mesmo ficassem atentos aos
sinais de que algo não vai bem. O painel
do carro pode indicar muitos dos problemas e avisar antes que você fique parado
no meio da rua atrapalhando o trânsito.
O ponteiro da temperatura está oscilando acima
da metade do indicador, o superaquecimento do motor é uma das causas.
Vazamentos de água, mau funcionamento da válvula termostática ou da ventoinha
provocam alterações no comportamento do ponteiro da temperatura. Veículos com
mais de 100.000 km rodados têm grandes chances de ter problemas na bomba d'água
e no radiador, principalmente quando o motorista não usa aditivo na água.
Luzes do painel do carro (clique na imagem para aumentar) |
Dificuldade para fazer o motor funcionar e a
falta de potência (dificuldade para subir uma ladeira, por exemplo) podem ser
indicadores de que sua bomba de combustível está no “fim da vida útil”. Peça ao
seu mecânico um teste de pressão. Se a bomba estiver baixa, é hora de
substituí-la.
Para aqueles que só usam álcool, vale ficar de
olho no marcador de combustível. Álcool adulterado costuma danificar a boia de
combustível que fica dentro do tanque. Como consequência, o ponteiro do
marcador de combustível fica parado. A primeira impressão que o motorista tem é
que seu carro, de uma hora para outra, ficou muito econômico. É bem provável
que ele fique sem combustível.
A luz da injeção acesa, é um aviso que seu
carro está com problema em algum dos sensores da injeção eletrônica ou do
sistema de ignição. No primeiro momento, o módulo da injeção supre as
informações do sensor danificado com um valor médio que permitirá a você seguir
viagem, mas se não levar o carro para oficina, além do alto consumo de
combustível, você poderá danificar outras peças do sistema e aí sim ficar na
rua.
A luz do óleo, da água ou do câmbio acendeu,
procure um local seguro para estacionar seu carro e chame o guincho. Se o seu
conhecimento de mecânica é pequeno, não arrisque. Seu veículo está prestes a
parar. E, se você insistir em rodar com alguma dessas luzes acesas, o prejuízo
será tão grande que provavelmente você não se esquecerá deste texto.
E embreagem também avisa quando começa a dar
problema. Você sente uma trepidação cada vez que coloca a primeira marcha e põe
o veículo em movimento. Você estará correndo um grande risco de ficar na rua no
estágio seguinte. Ao acelerar seu carro
ele parece não responder imediatamente, a rotação do motor sobe e o
carro não anda, parece estar sem força, esta situação fica mais evidente ao
tentar subir uma ladeira.
A correia do Alternador, ou correia Poly –V, é
responsável pelo acionamento do alternador e, consequentemente, pela geração de
energia elétrica do automóvel . Em alguns casos, quando ela começa a se
desintegrar, é possível ouvir um barulho como algo chicoteando dentro do
compartimento do motor. Porém, na maioria das vezes, ela rompe sem dar aviso.
Após a quebra, a luz do alternador acenderá no painel , este é um aviso que
você terá aproximadamente mais 15 minutos de motor funcionado, tempo suficiente
para estacionar o veículo em local seguro.
Fonte: Revista Carro Mais
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